quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Aranhas


                                                                     Aranhas 

As aranhas ou araneídeos (ordem Araneae) são a ordem mais numerosa da classe Arachnida, distantemente relacionadas com outros grupos de artrópodes, como os insetos, com os quais não deve ser confundidas.Existem 40.000 espécies de aranhas o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos, atrás da ordem Acari (ácaros). Essas 40 000 espécies são divididas em mais de 100 famílias, sendo que cerca de 30 delas são consideradas perigosas para o homem.
Corpo das aranhas: Sendo artrópodes têm corpos segmentados com membros articulados, cobertos com uma cutícula de quitina e proteínas  e cabeças compostas por vários elementos que se fundem durante a fase embrionária . Os seus corpos consistem em dois tagmata, conjunto de segmentos com as mesmas funções: um deles, chamado cefalotórax ou prossoma (nos insetos este segmento encontra-se separado em mais dois tagmata - cabeça e tórax), o outro chama-se opistossoma ou abdomen.
Nas aranhas, o cefalotórax e o abdómen estão ligados por uma pequena secção cilíndrica, o pedicelo. O padrão de fusão dos segmentos para formar cabeças cheliceratas é único entre os artrópodes e o que, normalmente, seria o primeiro segmento da cabeça desaparece numa fase inicial do desenvolvimento, por isso a falta de antenas cheliceratas é típica de muitos artrópode.
Abaixo um esquema de como é representado o corpo da aranha.

O  coração  dorsal  bombeia  o  sangue  a  todas  as  partes  do  corpo  da  aranha;  e  a hemocianina   é  um  pigmento  respiratório  que  se  encontra dissolvido  no  sangue  e,  a  sua  função  é  transportar  o a  gases  do  pulmão  todas  as  células  e  vice  versa    da  aranha.

Sistema respiratório das Aranhas:As trocas gasosas ocorrem nas lamelas, e o oxigênio passa para o sangue.nas aranhas além das filotraquéias, existem as traqueias, semelhantes às dos insetos.
Modo de alimentação:As aranhas são predadoras,caçar e matar são suas especialidades.No mundo dos insetos as aranhas são animais muito temidos,como equivalentes reduzidos de lobos,leões ou tubarões.Aranhas diferentes utilizam estratégias de caça diferentes algumas espécies constroem teias intrincadas para capturar insetos que passam. Outras aranhas, como as diversas aranhas lobo, procuram suas presas pelo chão. As aranhas que colocam armadilhas cavam buracos, os cobrem com terra e seda e ficam esperando a presa passar. De maneira parecida, algumas aranhas se escondem dentro de flores para capturar de surpresa insetos que vêm se alimentar.
Seja qual for sua estratégia de caça, a vasta maioria das aranhas segue os mesmos procedimentos básicos de matar e se alimentar. A principal arma das aranhas são suas quelíceras, um par de mandíbulas na parte da frente da boca. Cada mandíbula tem duas partes principais: o segmento basal, a parte principal da mandíbula, e a afiada presa guardada dentro dela.

a presa da aranha
Sexo das aranhas:O objetivo principal na vida de um macho é acasalar com uma ou mais fêmeas antes que outros machos o façam.O primeiro obstáculo é encontrar uma fêmea. A maioria das espécies de aranhas é de animais completamente solitários que vivem e se alimentam sozinhos, espalhados em uma grande área, tornando escassa a presença de uma fêmea disponível. O macho tem a tarefa desanimadora de rastrear uma fêmea sexualmente madura e receptiva na área, antes que outros machos a encontrem.
Na maioria das espécies, a fêmea facilita as coisas para o macho fazendo "propaganda" de si mesma com feromônios, substâncias químicas comunicativas. Muitas fêmeas que vivem no chão secretam um feromônio nos seus fios de segurança, o fio de seda que deixam para trás. Quando os machos da mesma espécie passam por estes fios, farejam o feromônio com sensores químicos nas pernas dianteiras e assim encontram a fêmea.
As fêmeas que fiam teias podem soltar feromônios diretamente no ar ou cobrir com eles as teias, criando uma "antena química" natural. Os machos podem também vigiar as fêmeas sexualmente imaturas e ainda em desenvolvimento, para que possam ser os primeiros a acasalar após a última muda da fêmea.
Localizada a fêmea, ainda é preciso enfrentar qualquer outro macho na área. Nas espécies em que a fêmea fia a teia coberta com feromônio, a primeira tarefa do macho é destruir a teia para cortar o sinal, evitando que outros machos sejam atraídos. Na maioria das espécies, se outros machos estiverem presentes, haverá uma luta pelo direito de copular com a fêmea.

                             
Formação da teia da aranha:A aranha que tece uma teia orbicular monta suas elegantes armadilhas rapidamente, procedendo passo a passo de acordo com o manual de instruções pré-programado em seu cérebro. O diagrama abaixo mostra os passos mais importantes.
Cada teia começa com um único fio, que é a base do resto da estrutura. Para estabelecer essa ponte, a aranha sobe até um ponto de partida adequado - como um galho de árvore, por exemplo - e solta uma quantidade de fio ao vento. Com alguma sorte, a ponta solta do fio se prende em outro galho. Se a aranha sente que o fio se prendeu em algo, ela tensiona a seda e prende o fio no ponto de partida.
Ela então caminha com cuidado através desse fio-guia, reforçando-o com um segundo fio. O processo é repetido até que o fio esteja suficientemente forte. Depois disso, outro fio é lançado, formando uma espécie de Y abaixo do fio inicial. Isso forma o núcleo da estrutura de suporte da teia.

aranha redback 2


Tipo de aranhas de Aranhas:
Existem mais de 35 mil espécies de Aranhas no mundo.
Aranha Caranguejeira

Se caracterizam por terem patas longas com duas garras na ponta, e corpo revestido de pelos. As tarântulas habitam as regiões temperadas e tropicais das Américas,Ásia,África e Oriente Médio.Enquanto estão crescendo, têm uma fase de troca de pele chamada ecdise.As tarântulas têm um ciclo de vida longo e levam de 2 a 5 anos para atingir a maturidade sexual. Os machos morrem normalmente após o acasalamento, alcançando 5 a 7 anos de vida. Antes de se tornarem adultas, as tarântulas têm de comer diariamente, exceto no período de sua troca de pele, quando há um jejum de, em média, dez dias antes e de sete dias depois. Quando já são adultas podem passar por longos períodos sem comer. Foram registrados casos de longevidade de fêmeas em cativeiro com até 25 anos.
Aranha armadeira
são altamente agressivas e peçonhentas, pois produzem um veneno cujo componente neurotóxico é tão potente que apenas 0,006 mg é suficiente para matar um rato. Frequentemente entram em habitações humanas à procura de alimento, parceiros sexuais ou mesmo abrigo, escondendo-se em roupas e sapatos. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes, e centenas de acidentes envolvendo essas espécie são registrados anualmente: são responsáveis por aproximadamente 42% dos casos de picadas por aracnídeos notificados no Brasil.
Aranha Viúva-Negra
Possui coloração preta com mancha vermelha no abdome. A fêmea mede de 2,5 cm a 3 cm e o macho apenas alguns milímetros. Seu nome advém do fato da fêmea, na maioria das vezes, devorar o macho após o acasalamento. Vive em teias que constrói sob vegetação rasteira, arbustos e barrancos e, embora cada uma viva em sua própria teia, é comum formar-se um aglomerado.
Aranha de Jardim ou Tarântura
Apresenta aproximadamente 5 cm de comprimento. Apresenta coloração marrom-clara ou cinzenta, ventre negro e quelíceras com pêlos alaranjados ou avermelhados. Na parte dorsal do abdome, há um desenho negro em forma de seta.De hábitos diurnos, vive próximo à residências e piscinas, em jardins e pastos, o que facilita acidentes. As fêmeas carregam a ooteca presa ao abdome.

Aranha Marrom

A
aranha marrom tem
cefalotórax mais achatado. De tamanho pequeno, não ultrapassa 2,5 cm de envergadura, com pequena presença de pelos e sua coloração é castanha. Tem hábitos noturnos e são muito comuns dentro de residências, escondendo-se atrás de quadros, móveis, entre as roupas usadas (principalmente nos lugares mais suados e com odor mais forte). Não faz teia, mas forra seu abrigo com um tapete pegajoso de seda.

Mordida de cada aranha citada a cima

Aranha Caranguejeira 
 

Uma vítima de picada de caranguejeira pode sentir dor local moderada ou severa, forte coceira, edema, inchaço, eritema (vermelhidão na pele), ardência e até cãibras. Em casos muito graves a pessoa pode apresentar espasmos musculares fortes por várias horas: apesar de não ser letal, a picada de uma aranha migalomorfa traz experiências bem desagradáveis.A dor causada pela picada se deve à perfuração da pele pelas quelíceras, ao baixo pH do veneno e às toxinas presentes nele, além de fluídos digestivos (enzimas) e ATP (Adenosina Trifosfato). Esse último componente torna o veneno mais potente.
Aranha Armadeira
 
É considerada a aranha mais venenosa do mundo devido a potência do seu veneno de ação neurotóxico. No Brasil, é a segunda aranha que mais causa acidentes. perdendo apenas para a aranha marrom, porém, ao contrário da Loxosceles, é extremamente agressiva, razão pela qual não se aconselha nem se permite sua criação em cativeiro.A ação neurotóxica ocorre no SNC, mais precisamente nos canais de sódio, provocando despolarizações nas terminações nervosas, (sinapses) sensitivas e motoras, fibras musculares e no sistema nervoso autônomo , induzindo a liberação de neurotransmissoras (principalmente a acetilcolina e catecolaminas). A ação cardiotóxica interfere na atividade contrátil do músculo estriado cardíaco, ativação do sistema de calicreína tissular, ativação de fibras sensoriais e esvaziamento gástrico.
Aranha Viúva Negra
 
 Os sintomas da picada costumam aparecer entre 40 e 60 minutos após o ataque e se caracterizam por sudorese (eliminação excessiva de suor nas glândulas e perda de calor), dor local intensa, dor no abdômen e em casos graves, choques. As viúvas-negras podem tecer teias. Costumam ficar em ambientes escuros e frescos.
Aranha de jardim ou Tarântula 
 
O veneno da aranha-de-grama causa uma dor intensa, com sensação de queima e formicação, e pode provocar reações alérgicas. Mas geralmente a picada não causa problemas tão graves. Dada a ação meramente proteolítico do veneno, não há necessidade de soroterapia específica.
Aranha Marrom
 
Uma vez que alguém é picado pela aranha marrom, essa pessoa não sente nada ao ser picada, pois a picada é indolor e somente após 12 ou 24 horas que a picada começa a mostrar seus efeitos, que são: inchaço, bolhas no local da picada, dor no local e necrose, que é a morte do tecido epitelial.Caso não haja aplicação de um antídoto, a picada continua a se manifestar agora com efeitos como: boca seca, urina escurecida e sonolência.
Videos de aranhas:

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=video&cd=2&ved=0CD8QuAIwAQ&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D8AqBVZVcaAc&ei=sWmXUpv9IYnxoATj_4LwCw&usg=AFQjCNEyWLfA53zsR9wsx942uasL7BLgLw&sig2=zzU5mpaFN-Txk9H68tibtQ



Um comentário: