quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aracnídeos                               


Primeiramente os Aracnídeos fazem parte do filo dos Arthropoda ,entre outros o subfilo Chelicerata. Seus representantes são aranhas, escorpiões, carrapatos, ácaros e opiliões 
Principais informações sobre os Aracnídeos:
Os aracnídeos são animais artrópodes, encontrados em ambientes de terra firme.
Quais são seus Habitat ?: As aranhas podem ser encontradas em matas, pântanos, desertos e casas, sendo que muitas espécies de aranhas vivem em buracos no solo, enquanto outras vivem em teias construídas por elas mesmas.
Os escorpiões se escondem durante o dia em tocas, cascas de árvores, madeiras, pedras e às vezes no interior das casas (dentro dos sapatos, guarda-roupas. Esses animais são muito ativos durante a noite, quando saem para caçar suas presas, que são principalmente insetos. Os carrapatos encontra-se associados a seu hospedeiro (mais comum o cachorro) e precisam se separar desse para colocar seus ovos.

Os ácaros, o tamanho desses animais permite que eles vivam em microambientes muito diferentes, da base das penas de uma ave até os folículos pilosos de mamíferos.Os opiliões habitam quase todas as regiões zoogeográficas e são comuns tanto nos trópicos como nas zonas temperadas. Não são encontrados apenas em florestas, mas também em regiões mais secas como o Cerrado brasileiro, a Savana venezuelana e o Chaco argentino-boliviano. Existem opiliões que vivem em grandes altitudes nos Andes e no Himalaia. A maioria vive em ambientes úmidos, habitando locais escuros, debaixo de pedras e troncos, e podem viver também no extrato arbóreo, debaixo do foliço, musgos e matéria orgânica em decomposição e em cavernas ou abrigos semelhantes.

Ordens dos Aracnídeos:

Ordem Scorpiones (escorpiões)
Formam o mais antigo grupo de artrópodes terrestres conhecidos. São animais de hábitos noturnos. Durante o dia ficam escondidos em baixo de troncos, pedras e buracos no solo. Possuem de 3 a 9 cm de comprimento. As quelíceras são pequenas mas os pedipalpos são grandes e formam uma estrutura em forma de pinça para captura de presas. Na parte posterior do abdome há uma “cauda” que possui um aguilhão, estrutura característica dos escorpiões. A ponta do aguilhão injeta veneno, que é produzido por um par de glândulas. O veneno tem ação neurotóxica e pode até matar uma pessoa, causando paralisia dos músculos respiratórios e cardíacos. Os escorpiões são carnívoros. Costumam executar um ritual de acasalamento antes da cópula.

Ordem Araneae (aranhas)
As aranhas são produtoras de teia e seda, utilizam veneno com defesa e alimentação, algumas possuem visão bem desenvolvidas e são excelentes caçadoras. Variam de 0,5mm de comprimento até vários centímetros, como a tarântula e a caranguejeira. A seda das aranhas é parecida com a das lagartas, composta por várias proteínas. A teia é secretada por glândulas sericígenas, localizadas dentro do abdome. As teias podem ser usadas para a captura de presa, como fio de guia, refúgio e proteção para os ovos. As aranhas alimentam-se normalmente de insetos. Algumas aranhas produzem veneno, que tem ação neurotóxica. Possuem pulmões foliáceos e traquéias para a respiração. Os batimentos cardíacos variam de 9 a 125 batimentos por minuto, dependendo do tamanho do corpo. A excreção é feita por glândulas coxais.

Ordem Acari (ácaros e carraças)
É o grupo de animais mais importante desta classe, do ponto de vista econômico pois causam e transmitem doenças, destroem alimentos e causam prejuízos às plantações. Existem cerca de 25 mil espécies descritas. Os ácaros medem cerca de 1mm de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário