segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Carrapatos 



Os carrapatos são artrópodes da ordem dos ácaros. São parasitas, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças. Os carrapatos se alimentam do sangue de homens e cães, e precisam se alimentar pelo menos três vezes para conseguir completar seu ciclo, geralmente seus escolhidos são os mesmos hospedeiros nessas três vezes: homens e cães ou diferentes animais.
É difícil perceber o carrapato durante a picada ou durante sua fixação em qualquer animal. Ao se alimentarem por mais de um hospedeiro, o carrapato pode transmitir doenças, pois em sua saliva existe um componente com propriedades anestésicas, juntamente com outros que previnem a coagulação, o que faz com que doenças sejam transmitidas. Em um hospedeiro, o carrapato pode permanecer fixado por até duas semanas. Após essa alimentação longa as fêmeas desenvolvem 50% de seu peso em ovos, que são produzidos ao morrer.
Carrapatos são totalmente prejudiciais à saúde, desenvolvendo doenças gravíssimas em pessoas como Febre Maculosa, Doença de Lyme, Babesiose e Erliquiose Canina. Por essas doenças serem perigosas, elas podem levar até à morte, caso não sejam cumpridos os tratamentos adequadamente.



Ciclo de vida

Todas as espécies possuem quatro fases de vida: ovo, larva, ninfa e adulto. As fêmeas alimentam-se de sangue, necessário para uma boa maturação dos ovos, ao contrário dos machos que raramente o fazem. O cruzamento entre o macho e a fêmea ocorre na superfície da pele do hospedeiro, mas para colocar seus ovos, a fêmea cai no solo, onde deposita entre  2000 a 5000 ovos.
Localização
São encontrados por toda a Terra tanto na área rural quanto na cidade, parasitando homens e animais, como cães, galinhas, cavalos, gado, gatos.

Forma
Possuem tamanho entre 0,25 e 1,5 centímetros. Em jejum são planos no sentido dorso-ventral (achatados), porém após a alimentação adquirem a forma convexa ou esférica.A coloração varia com a espécie, podendo ser preta, marrom, preta e vermelha, preta e amarela ou avermelhada.Sua carapaça é composta por quitina, na forma de um exoesqueleto, bem resistente e firme em relação a sua pouca espessura.

Tipos de parasitismo

Carrapatos da família Argasidae normalmente não permanecem aderidos ao hospedeiro por períodos prolongados; passam a maior parte do tempo no ambiente (escondidos em frestas em abrigos de animais, por exemplo) e procuram o hospedeiro apenas para se alimentar, normalmente quando estes dormem. Esses carrapatos são notáveis por poderem permanecer em jejum por períodos prolongados, freqüentemente mais de um ano, esperando pela oportunidade de se alimentar. Já os carrapatos da família Ixodidae permanecem longos períodos sobre seus hospedeiros. Aqui, há dois principais tipos de parasitismo:
  • Carrapatos de um hospedeiro, como o carrapato do boi Boophilus microplus, aderem ao hospedeiro quando ainda na fase de larva, alguns dias após eclodirem dos ovos; após iniciarem o parasitismo, crescem ficando com aspecto "ingurgitado", realizam mudas chegando à fase adulta. Após as fêmeas estarem alimentadas (ingurgitadas) com o sangue, as fêmeas caem no solo e procuram um local protegido para realizar a postura de ovos. As fêmeas produzem milhares de ovos morrendo em seguida.
  • Carrapatos de dois hospedeiros, em que os estágios de larva e ninfa ocorrem no mesmo hospedeiro, mas o estágio de adulto num hospedeiro diferente
  • Carrapatos de três hospedeiros, como o carrapato do cavalo Amblyomma cajennense: esses carrapatos caem ao solo para realizar as mudas, subindo em um novo hospedeiro em seguida.

Tipo de carrapatos

Carrapato-de-Boi
Carrapato-de-cavalo


Carrapato-de-galinha

Carrapato-vermelho-do-cão



Ciclo de Vida dos Carrapatos

O carrapato não permanece no animal durante toda a sua vida ;freqüentemente ele vai ao solo para colocar seus ovos.Após a eclosão dos ovos, há o surgimento das larvas do carrapato que sobem na grama e arbustos a procura de um novo hospedeiro. Assim o controle dos carrapatos envolve o ambiente onde ele vive. Esse controle é através de acaricidas (produtos específicos para o ambiente), poda da vegetação e retirada de lixo ambiental.
DOENÇAS
Os carrapatos alimentam-se do sangue de seus hospedeiros, através da picada; assim a perda de sangue é uma questão importante quando se trata das infestações por carrapatos. As doenças também são transmitidas através dessa picada, por um carrapato infectado. Existem algumas espécies de carrapatos, responsáveis pela transmissão de certas doenças.
Babesiose canina
É causada por um protozoário ( Babesia canis), capaz de causar a infecção dos glóbulos vermelhos dos cães, destruindo-os e levando a uma anemia grave.Ela é transmitida por várias  espécies de carrapatos. Os sintomas são perda de apetite, apatia, febre, anemia (mucosas pálidas), icterícia e diarréia.
Erliquiose canina
É causado por uma riquétsia ( Erlichia canis), que parasita os  glóbulos brancos do sangue, levando à sua destruição. Por essa característica é uma doença de difícil diagnóstico e tratamento. Seus sintomas são febre, perda de apetite e peso, manchas na pele (hemorragias), fraqueza muscular e em estados avançados, sangramentos nasais e vômitos. A erliquiose possui três fases, dependente do tempo da infecção.
-\l/-

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário